sexta-feira, 1 de abril de 2016

Cuidado com o Light e Diet



Você pode estar se enganando...

Boa tarde galera,


Hoje vou falar um pouco sobre substituição de alimentos comuns por produtos light e diet.

Quase todo mundo quando começa a fazer dieta troca os produtos tradicionais por sua versão light ou diet, mas vamos lá entender o que é isso.





Alimento light

Alimentos com pelo menos 25% de redução de um ou mais componentes presentes na composição de um produto convencional. Esta redução pode ser de açúcar, gorduras, colesterol, sódio, entre outros.



Alimento Diet

O alimento Diet é formulado para atender dietas com necessidades especiais e que exijam restrição de algum nutriente, como açúcar, gordura, carboidrato, sódio, glúten, entre outros. Para um produto ser considerado Diet, deve ser retirado 100% de pelo menos um dos ingredientes presentes na composição de um produto convencional.


Qual escolher então?


Para dietas com redução de calorias, o mais aconselhável é comprar produtos light's, que normalmente tem seu valor energético reduzido.

Para diabéticos por exemplo, o mais aconselhado é comprar os produtos da linha Diet, uma goiabada diet por exemplo possui "zero" de açúcar. Enquanto o light pode ter açúcar, porém em quantidade reduzida.
Porém ainda é preciso estar atento, pois um alimento pode ser diet por ter zero de glutén, por exemplo, mas conter açúcar.

Ou seja, a redução é obrigatória em apenas um componente, um chocolate diet por exemplo, tem zero de açúcar, ótimo para dietas com restrição deste, mas possui quantidade de gordura maior que o tradicional, o que o torna mais calórico que a versão tradicional. Sendo uma péssima troca para quem quer perder peso.




                 


É muito importante ler o rótulo dos produtos entender o que está sendo modificado neles, nem sempre a substituição é uma boa idéia.

Além disso, as versões diet's para dietas com restrição de açúcar usam adoçantes como substituinte do açúcar. 
Normalmente os adoçantes usados na industria brasileira de alimentos são sintéticos e com grande riscos a saúde. O aspartame por exemplo usado em sucos, refrigerantes etc. já foi proibido em vários países por ser cancerígeno. O ciclamato de sódio usado na maioria dos produtos diet's pode causar alterações na pressão arterial. Logo, para fazer uso desta linha é preciso verificar se o risco vale a pena. Se você é diabético tudo bem, mas uma pessoa saudável não deveria se submeter a esses riscos desnecessariamente.





Para consumo em casa, como substituição do açúcar branco pode ser feito a adoção do açúcar mascavo ou mel, esses também possui calorias, mas são mais saudáveis que o açúcar cristal.

Se o interessante é a redução calórica, sugiro substituição do açúcar por frutose (açúcar da fruta), que tem poder de doçura 170 vezes maior que o açúcar comum e a 4kcal/g. O Sorbitol também é uma boa troca, extraído de algas marinhas e frutas (maçã e ameixa) adoça 50% mais que a sacarose (açúcar refinado) e possui 4 Kcal/g.

Agora se quer algo com zero calorias, sugiro uso de adoçantes à base stevia, pois não contém calorias e conta com poder adoçante 300 vezes maior que o açúcar refinado. Ele é extraído da planta stevia rebaudiana, não possui efeitos colaterais e pode ser usado em alimentos que vão ao fogo.




Stevia Rebaudiana


Fica a Dica

Até a próxima

Bjo da Jeh







Nenhum comentário:

Postar um comentário