domingo, 24 de abril de 2016

Desafio Semanal #05



Fazer  Abdominais 3 x por semana







Atrás da parede abdominal encontram se as partes vitais do nosso organismo, portanto os exercícios abdominais ajudam a manutenção da tonicidade muscular desta região do corpo, evitando a degeneração da fibras que acabam se relaxando pela pressão e pelo peso dos órgãos.

A parede abdominal é composta de músculos, como o reto abdominal, os oblíquos internos e externos e os músculos transversos. A gordura acumula-se em forma de capa e para que ela não se exceda devemos fazer exercícios abdominais.

A nossa musculatura abdominal quando é fraca dificulta a eliminação de resíduos, facilita a formação de hérnias, o surgimento de hemorróidas. 
Quando esta musculatura é forte evita se a oscilação pronunciada da pélvis e isto prejudicam o desenvolvimento da corrida.

Os músculos abdominais quando não trabalhados fazem com que o estomago fique dilatado por não encontrar resistência, o individuo passa a ingerir mais alimentos, vindo desta forma a obesidade.

A redução do tecido gorduroso no abdômen ocorre quando fazemos corridas longas e lentas, caminhadas e exercícios abdominais, este tecido gorduroso é melhor metabolizado no organismo.

Esses exercícios melhoram o equilíbrio, postura e fortalecimento muscular, além de darem mais forma ao corpo. O objetivo é fortalecer e definir a musculatura, essa prática não tem como finalidade o gasto calórico. Para otimizar os resultados é preciso combinar a atividade com alguns exercícios aeróbicos.


Principais Tipos de Abdominais


Abdominal tradicional


Para quem está começando, esse sem dúvida é o tipo de abdominal mais indicado. Como o movimento é simples e intuitivo, é mais difícil se movimentar errado e não ter resultados positivos. O primeiro passo é ficar deitado com as costas encostadas no chão, e com as pernas flexionadas, com os joelhos apontando para o teto e como os pés apoiados no chão. Depois, basta levantar a parte superior do corpo apenas com a força dos músculos abdominais, sem ter pressa ou sem tentar encostar o peito nos joelhos flexionados.








Abdominal oblíquo (perna cruzada)


Esse tipo de exercício deve ser feito para quem busca tonificar especificamente a parte lateral, também chamada de musculatura oblíqua, do abdômen. Ele não é simples de ser feito, mas não é tão intenso quanto o abdominal com perna elevada e o com apoio. 

Por mais que a concentração na contração muscular seja necessária em todos os tipos de abdominal, para o obliquo a atenção deve ser dobrada. "Como se trata de um movimento complexo, que envolve perna, braços e barriga, é comum que as pessoas estejam puxando a cabeça com os braços no final do exercício", diz o especialista. 

Para começar, flexione e cruze uma perna por cima da outra, apoiando a panturrilha de uma das pernas no joelho da outra. Mantenha um braço atrás da nuca e outro estendido do lado do corpo. O braço flexionado deve estar do lado contrário da perna dobrada. Depois de estar nessa posição, faça a elevação como se estivesse tentando encostar o cotovelo do braço que está flexionado no joelho da perna apoiada. 







Abdominal com apoio 


Esse tipo de abdominal é mais intenso do que o tradicional e deve ser feito com menos repetições. "Como é um movimento mais difícil, 10 repetições por dia já são suficientes para trabalhar os músculos de forma satisfatória", diz o personal trainer. Utilize uma cadeira para apoiar as pernas e deixá-las alinhadas com os joelhos. Com as mãos na nuca, faça o movimento de elevação, depois volte à mesma posição. É importante que as pernas fiquem paralelas ao solo e não mudem de posição. Com esse movimento, os músculos da parte inferior e mediana do abdômen são fortificados. 

Mas, como se trata de um movimento muito específico, que força bastante a coluna, pessoas que têm problemas de hérnia de disco não devem fazer esse tipo de abdominal. 







Abdominal com perna elevada


Esse tipo de abdominal é parecido com o feito com apoio de uma cadeira, com a diferença de que as pernas devem ficar elevadas sem nenhum tipo de auxílio. Só essa posição já é suficiente para forçar a parte inferior dos músculos abdominais. Mas, quando o exercício começa de verdade, as musculaturas inferior, média e superior de nossa barriga são trabalhadas ao mesmo tempo, tornando esse tipo de abdominal, além do mais intenso, o que trabalha mais músculos. 

Como é um exercício bastante avançado, devem ser feitas apenas 20 flexões, para todas as pessoas que não tem nenhum tipo de problema de coluna. Quanto mais devagar for feito o abdominal, maior será o resultado que o exercício demonstrará.






Prancha Abdominal


Prancha abdominal é um exercício de concentração de força isométrica – que significa sem movimentos – que envolve manter-se em uma posição difícil por longos períodos de tempo. A posição mais comum é a de frente, na posição de flexão, com o corpo apoiado nos cotovelos, antebraços e dedos dos pés.







Atenção!

Para o desafio Serão aceitos todos os tipos de abdominais, mas cuidado, para quem não tem experiencia deve evitar os mais complexos ou pode acabar lesionando algum músculo ou a coluna.

Faça séries curtas, com 30 repetições

Não existe um número limite de abdominais e o ideal é que o exercício não provoque dor. 

O ideal é que se faça 3 séries de 30 repetições para cada grupo muscular (reto, oblíquo e inferior), sempre respeitando o tempo de descanso do músculo, que é de 48 horas.

Caso contrário você poderá acarretar um stress no músculo podendo causar lesões.

Bora secar a barriga Meninas


Bjos da Jeh











Nenhum comentário:

Postar um comentário