terça-feira, 12 de abril de 2016

Socorro, meu peso Travou!

O que fazer quando o peso Trava?


Bom dia pessoal!

Muitas pessoas passam por situações em que o peso trava no meio da dieta, e isso desestimula bastante. Já aconteceu comigo duas vezes,  e o que fiz foi "chutar o balde".
Algumas garotas fitness estão passando por isso... As medidas reduzem, mas o peso não e então por que isso acontece?





O que pode estar acontecendo é você esta consumindo a mesma quantidade de calorias que está gastando. Comer pouco não significa comer bem. Anote tudo o que comer num dia e faça as contas, hoje existem vários aplicativos que contam as calorias por você. Para perder peso é preciso estar em deficit calórico. Por exemplo, tenho metabolismo basal de 1499kcal de acordo com o exame de impedanciometria que fiz, logo se eu não me exercitar e consumir 1499Kcal dia, meu peso não vai baixar de jeito nenhum.




Outra coisa importante a se considerar é que no processo de emagrecimento, nos primeiros dias a perda de peso é maior , isso por que a maior parte do peso perdido é água, é comum em qualquer processo de perda de peso o corpo se livrar do líquido em excesso nos primeiros dias.

No entanto, passados os primeiros dias, o corpo passa a queimar gordura como combustível e você continuará percebendo a perda de peso porém em um ritmo menor.

Por isso não faz sentido você pegar a sua perda de peso na primeira semana, multiplicar por x semanas e determinar que em x tempo você estará com seus tão desejados 58 quilos, como é o meu caso.

Se você está pegando pesado na musculação também não tem com o que se preocupar, esta ganhando massa magra e perdendo gordura, a gordura pesa menos que o músculo e tem mais volume, então é normal que perca medidas sem perder peso. Continue firme que com o tempo o peso vai voltar a baixar.






Agora se você só faz atividades aeróbicas ou se nem ao menos está se exercitando, isso pode ser um problema.
Mesmo que as medidas baixem não é legal que o peso estagne, normalmente isso representa retenção de líquidos. 





É preciso ficar atenta ao que pode estra causando essa retenção; pode ser que você esteja exagerando na quantidade de Água e seu corpo não está conseguindo eliminar o excesso, reduza a ingestão de água para 1,5L por quatro dias (conte chás, sucos, leite, como água também). 

É importante ficar atento também com a nossa alimentação, pois existem alimentos que podem causar ou agravar o inchaço. Os alimentos ricos em sal, como embutidos, enlatados, queijos amarelos, molho tipo shoyu, fast foods, o organismo precisa reter mais água para que seja possível fazer a diluição desse mineral. Então, o organismo não deixa a água ir embora por conta do acúmulo de sal.

Reduza a quantidade de sal na alimentação, aposte em condimentos naturais para dar sabor, orégano, salsa, noz moscada, mostarda... 

Podemos melhorar os problemas com a retenção de líquidos com o consumo de frutas, existem diversas com alto poder diurético e que possui em comum uma boa quantidade de nutrientes que facilitam a eliminação de líquidos. Melancia, melão, abacaxi e pêra são exemplos. Seus nutrientes, potássio, magnésio, vitaminas do complexo B e água aumentam o fluxo de urina e ajudam a eliminar toxinas. Já os alimentos probióticos, como os iogurtes, são eficientes, pois os micro-organismos vivos tornam a flora intestinal mais saudável, além de ajudar a absorver melhor os nutrientes e diminuir o inchaço.





E acrescente meia hora de caminhada rápida por dia que o problema deve ser resolvido.

A data em que o peso estabilizou também deve ser levada em conta, se foi num período pouco antes da menstruação, é super normal reter líquidos "naqueles dias" e não deve se preocupar. Uma caminhada também vai ajudar e com uma semana isso deve passar.

Agora se você não está naqueles dias, já cortou o sal da dieta, já controlou a quantidade de água ingerida, está em deficit calórico e ainda assim o peso não baixa. Existem algumas dicas que podem ajudar:



1 Reduza o consumo de carboidratos


Carboidrato é o principal combustível do corpo, se não faltar carboidrato no organismo não será necessário consumir a reserva de gordura armazenada nos "nossos pneus". Carboidratos não devem ser cortados da dieta, apenas ter quantidades reduzidas, principalmente após às 18h. A qualidade do carboidrato também faz toda a diferença, prefira alimentos com carboidratos complexos, com fibras e outros nutrientes, como pães integrais, legumes e frutas.




Talvez você esteja comendo mais carboidratos do que a sua cota máxima para perder peso. Experimente uma semana com pouca fruta, sem massas e batatas, como carnes magras e saladas mais básicas (alface, pepino, abobrinha, rúcula, chuchu, tomate, cebola, couve, nabo, agrião, brócolis etc).

2 Anote tudo 

Anote tudo o que você come e conte as calorias, isso é ótimo apara que você perceba o que esta fazendo de errado.





3 Pratique Atividade física

A dieta é a maior responsável pela perda de peso, mas os exercícios físicos são grandes aliados. Além de ajudar a manter o foco eles melhoram nossa saúde, resistência e ainda ajudam no controle da ansiedade.



4 Seja Paciente

Ansiedade e desespero não vão te ajudar, tenha calma, o peso travar uma ou duas semanas é normal, se desesperar e chutar o balde não vai te ajudar: experiencia própria. Insista!




5 Procure Ajuda


Se já tentou de tudo e ainda assim seu peso continua travado procure ajuda. Estudos já provaram que quem faz dieta coletivamente tem 80% mais probabilidade de sucesso. Trocar dicas e experiencias ajuda demais. 
Por fim se nada funcionar procure ajuda profissional, existem alguns problemas metabólicos  que contribuem para o aumento de peso e só um médico vai poder diagnosticar.





Espero ter ajudado

Mega Bjo da Jeh


Um comentário: