domingo, 17 de abril de 2016

Desafio semanal # 04


Reduzir níveis de Cortisol



O cortisol é um hormônio esteroide secretado pelas glândulas suprarrenais e intimamente ligado ao sistema emocional. Por ter seus níveis aumentados após estresse físico ou emocional, é frequentemente chamado de “hormônio do stress”.

O cortisol é responsável por regular a função cardiovascular, a pressão sanguínea e o uso de gorduras, carboidratos e proteínas. 





Este hormônio também é responsável pelo crescimento da barriga em alguns casos. Este processo se dá em função da consequência de um ataque de estresse. 

Na tentativa de manter o corpo com energia, as glândulas supra-renais aumentam a produção do cortisol, que por sua vez, desacelera o metabolismo, fazendo o corpo acumular gordura como forma de sobrevivência. Com isso, o desejo por carboidratos e doces calóricos aumenta, causando o excesso de peso.


O aumento do cortisol tem diversas causas sendo considerada a mais comum o estresse. Quando a gente escuta aquela frase: " meu problema é ansiedade... Não consigo emagrecer, menos fazendo atividade física e dieta certinha..." Normalmente esta dificuldade está atrelada a níveis altos de cortisol.


Sendo assim o desafio dessa semana é relaxar e se divertir, ao menos duas vezes na semana:


Para concluir o desafio vale:


- Ir a um parque de diversões, assistir a um filme engraçado, contar e ouvir piadas ou ouvir uma história cômica. O riso alegre pode realmente reduzir a produção de cortisol. Então, procure um amigo divertido ou lembre-se de acontecimentos alegres para baixar o cortisol.

- Brincar na Piscina, pescar, tomar um banho refrescante numa cachoeira.

- Jogar video game com as crianças também pode, mas lembre-se, jogos violentos aceleram o coração e liberam mais cortisol. A intenção é descontrair, se divertir e dar boas gargalhadas.

- Fazer exercício adaptativos: yoga ou Pilates, pois são exercícios que queimam calorias, trabalham os músculos e reduzem o cortisol também. Alongamentos também serão aceitos.

Atenção não são todos os exercícios que reduzem o cortisol. Corrida e outros exercícios aeróbicos elevam o batimento cardíaco e, consequentemente, aumentam o cortisol.

- Meditar: A meditação ativa o nervo vago, provocando uma reação no organismo para baixar o cortisol, entre outras coisas.

-Massagem relaxante: a massagem controla os batimentos cardíacos, relaxa e reduz os níveis de cortisol.

- Ouvir música. Está demonstrado que a musicoterapia diminui os níveis de cortisol. Então ouça uma música suave e relaxe.


Garotas Fitness que fotos de vocês dando gargalhadas hein!



Mais algumas Dicas para reduzir Cortisol

1 - Reduza ou elimine todas as bebidas que contenham muita cafeína, como refrigerantes, bebidas energéticas e café, pois a substância eleva os níveis de cortisol. A boa notícia é que as reações provocadas pelo cortisol ficam reduzidas nas pessoas que consomem cafeína regularmente.



2 - Reduza a quantidade de alimentos processados em sua dieta. Esse tipo de alimento, especialmente os carboidratos simples e os açúcares, elevam o cortisol.Consumir muitos alimentos processados aumenta os níveis de açúcar no sangue, o que, por sua vez, provoca ansiedade

Os seguintes carboidratos refinados devem ser evitados:

Pão branco, Massas comuns (não integrais), Arroz branco, Balas, bolos, chocolates etc.



3 - Certifique-se de beber água suficiente. Um estudo concluiu que uma desidratação de apenas meio litro pode elevar os níveis de cortisol. Ela é problemática porque gera um círculo vicioso: o estresse provoca desidratação, e a desidratação provoca estresse. Beba sempre bastante água durante o dia para reduzir as chances de ficar com o cortisol elevado.

Dica: Urina escura é um sinal de que você não está bebendo água suficiente. Pessoas bem hidratadas têm a urina clara, quase como a água.




4 - Existem relatos de que também os alimentos ricos em vitamina C, são eficazes no processo de baixa do cortisol. Esta vitamina é encontrada em abundância em alimentos como: frutas cítricas (limão, laranja, mexerica), melancia e legumes como brócolis e pimentão.

 - Inhame é considerado um auxiliar neste tratamento.

- O chocolate meio amargo ajuda a dar sensação de bem estar, pois ajuda a liberar o hormônio serotonina.

- Mas atenção:
Trinta gramas de chocolate têm em média 120 calorias. Para que estas calorias não se tornem gorduras acumuladas, o ideal é comer o chocolate no café da manhã ou no máximo como sobremesa após o almoço, pois assim, estas calorias serão gastas durante o dia. Se comer o chocolate a noite, quando o corpo fica em repouso, estas calorias à mais provavelmente serão depositadas como gordura.




5 - Além de incluir estes alimentos na dieta, outro fator importante que ajuda a reduzir e equilibrar os níveis de cortisol é ter um Sono de Qualidade, dormindo o suficiente para recompor as energias. Segundo um estudo do Journal of Clinical Neurology, os níveis de cortisol podem dobrar após uma única noite em claro ou mal dormida.






E aí vamos fazer um esforcinho para reduzir os níveis de cortisol?
Se cuidem Meninas!

Bjos da Jeh








Nenhum comentário:

Postar um comentário