sexta-feira, 3 de junho de 2016

Desafio Semanal # 09


Acrescentar alimentos Termogênicos na dieta



Diariamente, o ser humano realiza o processo termogênico que é quando nosso organismo transforma nutrientes em energia para manter o calor e fazer com que nosso corpo funcione. Claro que o combustível mais utilizado para obter essa energia é o tecido adiposo, a gordura. 

O fato de estar vivo já nos faz gerar essa termogênese, mesmo deitado em uma cama sem fazer nada há geração de calor que é a taxa metabólica basal. Também há a termogênese estimulada por outros fatores, que é a facultativa, como o movimento, qualquer, atividade física gera aumento de calor, e quando comemos, a metabolização do alimento leva a queima de calorias. 

Os alimentos termogênicos são aqueles capazes de aumentar o metabolismo e a temperatura corporal, podendo ter efeitos potencializadores na queima de gordura.

Como não há milagres para o emagrecimento, também não basta ingeri-los e pensar que irá perder alguns quilinhos que estão sobrando. 

Os termogênicos não produzem efeito de emagrecimento por si só, principalmente se o consumo alimentar da pessoa for inadequado em quantidade e qualidade e se ela for sedentária. A atividade física e alimentação equilibrada são a base, e os termogênicos entram como potencializadores do resultado de emagrecimento.

Porém, não é recomendado consumir esse tipo de alimento durante a noite. Eles podem ser consumidos diariamente, de preferência até as 18 horas, pois podem atrapalhar o sono, que também é responsável pela perda de peso e balanço hormonal. 

O ideal é ingerir os alimentos termogênicos 30 minutos antes da realização de uma atividade física que não seja no período noturno para acelerar o metabolismo e auxiliar na queima de gorduras.

Também há restrições para pessoas com alguns tipos de patologias e perfil. Os hipertensos, cardiopatas, com disfunção tireoidiana, com problemas gastrointestinais, gestantes e crianças devem consumir termogênicos apenas sob orientação, pois eles podem elevar a pressão arterial, causar taquicardia, irritar a mucosa gástrica e aumentar demais o gasto energético, que pode ser prejudicial em casos de hipertireoidismo.


Benefícios comprovados dos termogênicos

Ajudam a emagrecer: Os termogênicos contribuem para o emagrecimento de formas diferentes. Aqueles a base de cafeína fazem com que a pessoa tenha mais resistência durante os treinos e assim consiga queimar mais calorias e consequentemente emagrecer. Também há termogênicos que durante o processo de digestão levam a maior queima de calorias. 

É importante ressaltar que todas as pesquisas realizadas com os alimentos ou suplementos termogênicos até o momento concluíram que para conseguir a perda de peso por meio do consumo destes alimentos ou suplementos é preciso praticar atividades físicas. 

Melhoram o desempenho nos treinos: Este benefício vale para os alimentos ricos em cafeínas, pois a substância aumenta a resistência dos atletas, fazendo com que eles consigam se exercitar por mais tempo. 

Melhoram o foco: A cafeína possui um efeito estimulante que irá proporcionar melhora na concentração e consequentemente na capacidade de aprendizado

Alimentos Termogenicos


Canela



A canela possui uma série de benefícios. Ele ajuda a prevenir e combater o diabetes, controlando os níveis de açúcar no sangue e aumentando a sensibilidade à insulina. Esta especiaria também contribui para o emagrecimento por ter uma ação termogênica. Estudos apontam que a canela ajuda a diminuir o colesterol total e o ruim, LDL, e também os níveis de triglicérides.
Além disso, o alimento possui forte ação antioxidante e anti-inflamatória colaborando para a prevenção de doenças degenerativas como o Alzheimer e tumores e ajudando a combater resfriados.
Cerca de meia colher de chá por dia é uma quantidade segura, além dos seis gramas máximos pode ocorrer intoxicação, irritação das mucosas e do intestino, alteração dos batimentos cardíacos, úlceras e alergias.


Gengibre

O gengibre apresenta uma substância chamada gingerol, dotada de propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que protegem o organismo de bactérias e fungos. O gingerol é responsável pelo sabor picante do gengibre.
O gengibre também é rico em substâncias termogênicas que ativam o metabolismo do organismo e potencializam a queima de gordura corporal. Estudos sugerem que os benefícios ocorrem com a ingestão de 2 a 4 gramas do alimento por dia.


Pimenta


As pimentas são benéficas para o organismo porque possuem atividades antimicrobiana, anti-inflamatória, anticancerígena, melhoram a digestão, diminuem os níveis de colesterol e, por ter efeito termogênico, ou seja, acelerar o metabolismo, ajudam a emagrecer. Mas nem todas as pimentas trazem esta lista de vantagens. Para colher tais benefícios é preciso que a pimenta seja do gênero Capsicum. 
As principais pimentas do gênero Capsicum produzidas no Brasil são: jalapeño, pimenta de cheiro, pimenta de bode, cumari-do-Pará, malagueta, dedo-de-moça, murupi, biquinho e cambuci ou chapéu de frade. A quantidade de capsaicinoides de cada uma destas pimentas varia de acordo com a ardência dos frutos, quanto mais picante, maior a quantidade do princípio ativo. 
Não há uma orientação exata de quantidade a ser ingerida, mas tente comer o fruto no máximo duas vezes por dia;


Café, chá mate e chá preto





São ricos em cafeína, conhecida por manter o estado de alerta e acelerar o metabolismo. 

A cafeína atua no sistema nervoso central como um estimulante direto por inibir a ação da adenosina, sendo esta substância uma participante do sistema de freio do cérebro, funcionando como um discreto calmante. Ao diminuir os efeitos da adenosina, a cafeína deixa nosso cérebro em constante alerta e com mais atenção e concentração, diminuindo também a fadiga mental. Devem ser consumidos com moderação, principalmente, por quem tem problemas gástricos”.



Chá verde




Rico em catequinas e cafeína. 

Atua na composição de gorduras do corpo Alguns estudos preliminares apontam que umas das catequinas mais presentes no chá verde, estimula diversas enzimas que controlam o metabolismo das gorduras, inclusive incentivando a quebra delas. Isso faz com que elas sejam mais bem usadas pelo nosso organismo, não ficando apenas paradas no tecido adiposo. Além de promover o emagrecimento, as pessoas que tomam o chá verde obtém uma melhor composição adiposa no organismo, o que reduz as chances de diversas doenças aparecem, como diabetes e hipertensão. Porém, são necessários mais estudos que comprovem mesmo essa ação.

É indicado três xícaras ao dia.


Chá de hibisco


O chá de hibisco é preparado com o cálice do botão seco da flor chamada Hibiscus Sabdariffa, que não é aquela espécie de hibisco normalmente encontrada nos jardins. Devido a esta planta, a bebida é rica em substâncias antioxidantes como flavonoides e ácidos orgânicos. Estes nutrientes proporcionam diversos efeitos benéficos, entre eles, a ação diurética, impedindo a retenção de líquidos, e a capacidade de evitar o acúmulo de gorduras, principalmente na região da barriga e quadris. 

Outros estudos apontam que alguns flavonoides presentes na bebida possuem um efeito cardioprotetor e vasodilatador. Assim, as substâncias ajudam a aumentar o colesterol bom, HDL, diminuir o colesterol ruim, LDL, triglicerídeos e a pressão arterial. 
Excelente para diminuir a vontade de carboidrato doce. Podem ser consumidas até quatro xícaras ao dia.

Garotas Fitness quero ver todas aproveitando os benefícios dos termogênicos hein!

Bjos da Jeh






Um comentário: