Colorir o Prato com verduras e Legumes
Variar no tipo de alimento e fazer um prato colorido ajuda muito a manter a alimentação saudável e a silhueta enxuta.
Quanto maior a variedade de cores, maior a variedade de nutrientes, evitando a monotonia alimentar, conseguindo um prato mais atrativo, favorecendo a manutenção da saúde e prevenção de doenças.
Para manter a forma com pratos coloridos apostem em um ou dois alimentos diferentes de cada fruto, como por exemplo, dois legumes de cores diferentes, duas saladas de cores diferentes, frutas para fazer o suco, de cores diferentes e mais, quanto mais colorido for o seu prato é sinal que você está ingerindo mais nutrientes
Os alimentos estão divididos em seis grupos de cores. Para cada grupo, existe uma propriedade e vitamina importante para a alimentação.
Vermelho
Morango, tomate, cereja, melancia, goiaba, caqui, pimentão vermelho. Fontes de licopeno, antocianinas e vitamina C.
O licopeno, um pigmento natural responsável pela cor avermelhada, garante a proteção antioxidante, ajuda na prevenção do câncer de bexiga, mama e auxilia no combate ao colesterol. O licopeno tem melhor disponibilidade para absorção quando está junto com alguma gordura, como o azeite”, indica a nutricionista.
Roxo
Uva roxa, ameixa, mirtilo, jabuticaba, açaí, beringela.
Fontes de antocianina e resveratrol, substâncias que impedem a oxidação do LDL colesterol (colesterol ruim) nas artérias, protegendo o organismo de infarto ou acidente vascular cerebral (AVC).
As antocianinas têm ação anti-inflamatória e protegem as conexões cerebrais e a memória. Por diminuir a probabilidade de comprometimento das funções cognitivas, as antocianinas têm ação protetora contra males neurodegenerativos como o Parkinson e o Alzheimer.
Amarelo
Laranja, mamão, manga, pêssego, damasco, milho, abacaxi, carambola, entre outros, contêm betacaroteno, antioxidante que combate os radicais livres que, em excesso, podem levar ao câncer e ao envelhecimento precoce.
O abacaxi auxilia na digestão, pois contém uma enzima chamada bromelina que protege os vasos sanguíneos. Além disso, os alimentos amarelos têm substâncias que ajudam no processo de cicatrização.
Branco
Couve–flor, cebola, nabo, alho poró, nirá, palmito, aipo e repolho, broto de bambu, brotos de feijão, são fontes de cálcio e potássio.
Além disso, possuem propriedades anti-inflamatórias e antialérgicas. Os brotos são fontes ricas em enzimas naturais que ajudam na digestão, além de serem ricos em diversos nutrientes como magnésio, zinco, cobre, cálcio, ferro, vitamina C e fibras alimentares.
Verde escuro
Espinafre, brócolis, alface, agrião, couve. Fonte de fibras, betacaroteno, ferro, ácido fólico, vitamina K e clorofila.
Podemos destacar o magnésio como um dos principais minerais contido nesse grupo de alimentos. Os alimentos verdes-escuros ajudam em mais 200 reações no organismo.
Para completar, os alimentos verdes-escuros são fontes de luteína e zeaxantina, antioxidantes chaves no combate à problemas de visão e saúde ocular em geral.
Garotas Fitness vamos colorir o prato! Pelo menos três cores por dia!
Bjos da Jeh
Nenhum comentário:
Postar um comentário